quinta-feira, 7 de abril de 2011

Assembléia do Curso de Ciências Sociais - 30/03/2011


Assembléia de Ciências Sociais
dia 30/03/20111

Informes:

Conselho de Curso: Lívia fez uma exposição sobre a questão da escolha dos representantes discentes por sala do curso de ciências sociais visando uma ação conjunta para pensarmos os pontos positivos e negativos do projeto político pedagógico do nosso curso.

Coletivo Revolucionário: Felipe nos explicou sobre o coletivo revolucionário, iniciativa de alguns alunos do curso de CSO, que teria por finalidade tratar temas comuns aos alunos e levar as discussões para além do ambiente acadêmico. O grupo se reúne toda quarta-feira em frente à cantina e discute temas como, por exemplo, o aumento da tarifa do transporte público em Araraquara. O grupo visa também promover atos como forma de protesto e uma articulação com as pessoas que vivem na cidade.

Pautas:

Reforma dos prédios: Esta pauta teve por finalidade pensar a reforma dos prédios do campus da FCL: entender de que forma a reforma está sendo vista pelos alunos desta unidade, especialmente pelos alunos que entraram esse ano; pensar de que forma ela esta afetando o curso e os alunos.
Gelinho nos deu um panorama geral sobre a reforma, explicando o possível andamento das obras, quais são os prazos previstos e as dificuldades que estamos enfrentando e ainda iremos enfrentar, como por exemplo, a falta de espaço para estudo e o acesso limitado à biblioteca.
Antônio (Tunico) colocou a precariedade da situação atual da faculdade, a falta de espaço, a pintura das paredes e a substituição das antigas artes nas paredes do vão dos CAs. Em tom de indignação, o aluno nos advertiu para a necessidade de uma discussão sobre a reforma e a necessidade de uma nova proposta para se re-pintar as paredes.
Felipe colocou a falta de informação sobre a reforma, nos alertou para o fato de que as decisões estão sendo tomadas de forma autoritária sem o consentimento dos alunos.
Outros alunos também se manifestaram sobre esse assunto, destacando a falta de informações, falta de diálogo entre alunos e outras instâncias dentro da faculdade, pouco espaço físico para estudos, etc. Também foi colocada a questão dos bancos no espaço da faculdade, a falta de espaço de sociabilidades.

Avaliação das disciplinas e avaliação externa do curso:

Papa deu início à pauta fazendo uma exposição da última avaliação externa do curso, realizada no ano de 2008 por um professor da Unicamp. Foi lido o parecer sobre a avaliação externa realizado pelo professor Carlos Gileno do Dpto. De Antropologia, Política Filosofia da UNESP- Araraquara. Pudemos evidenciar, a partir dos comentários, que o conceito da nossa universidade na avaliação externa esteve sempre entre razoável e não satisfatório, em aspectos como: evasão do curso, número de bolsas auxílio para os alunos, publicação por parte do corpo docente, de material didático para o curso, serviços técnicos de apoio, participação no ENADE, entre outros.
Em relação à participação no ENADE o tema foi bastante discutido pelos presentes, sendo discutida a última nota que obtivemos e a não participação por parte de algumas pessoas do exame.
Boa parte dos alunos questionou sobre a relação entre a avaliação do Enade e o corte de bolsas para a nossa graduação, como vem sendo informado dentro do curso. Christian sugeriu que façamos uma investigação sobre esse assunto em sites que e outros canais de informações do MEC e da própria universidade. Renata alertou sobre analisarmos as veracidades dos fatos em relação ao repasse de verbas, a necessidades de estudarmos o funcionamento da distribuição de verbas.
Papa colocou a necessidade de se fazer um ato nesse sentido. Ele questionou a obrigatoriedade de participação no exame, mas sugeriu que fazer a prova e não obter nota satisfatória não seria um movimento de protesto razoável, já que o resultado das notas no enade direciona verba para a faculdade.
Peterson colocou a utilidade do boicote, questionou porque ao invés de lutarmos contra o “sistema” não conscientizamos as pessoas pra fazer o exame de forma a obter resultados satisfatórios.
Sabrina colocou a possibilidade de “fechar” o curso se o conceito da avaliação externa não for satisfatório.
Luizão apontou a necessidade de investigarmos melhor quais são as implicações da prova do ENADE, quais as possíveis organizações pra esse ano para que haja um resultado significativo. Acredita que o melhor seria fazer a prova, corre-se o risco de perdermos a perspectiva do curso, devemos pensar os reflexos que o boicote pode gerar tomando cuidado com o que realmente queremos para o curso de Ciências Sociais, temos que prezar pela preservação do curso.
Lívia sugeriu que seria mais coerente pensarmos em fazer o ENADE, e fazermos bem, e depois pensarmos num movimento organizado, já que a fato do exame esta tão próxima.
Felipe: discussão deve ser amadurecida e o boicote deve ser planejado de forma organizada.
Salinas colocou a possibilidade de chamarmos um professor para nos esclarecer sobre o exame e também a necessidade de articulação com outros campus e universidades, união com outros cursos pra sabermos o que eles pensam sobre o ENADE.
 reforçou necessidade de pensarmos enquanto curso, enquanto coletivo, tomarmos decisões coerentes para não prejudicarmos os outros, destacando que o boicote tem que ser geral e organizado.
Outros alunos também deram suas contribuições no sentido de concordar ou não com o boicote à prova do Enade. Por fim, ficou decidido que deveríamos pesquisar o tema a fundo, ver as reais implicações de fazer ou não a prova, qual o objetivo do ENADE e prosseguirmos com as discussões durante as assembléias para pensarmos um futuro ato.

Avaliação das disciplinas:
Nessa pauta foi discutida a suspensão da avaliação das disciplinas no ano de 2010.
Valdirene apontou a necessidade da avaliação das disciplinas, de se avaliar com responsabilidade já que o resultado dessa avaliação pode ser um momento para os docentes refletir sobre a qualidade de suas aulas e buscar melhorar aspectos negativos evidenciados na avaliação.
Papa destacou que a avaliação é um direito que temos enquanto estudantes
 Foi discutida nessa pauta a questão da paridade no conselho de curso:
Papa: o nosso conselho de curso é deliberativo, as decisões tomadas pelo conselho são postas em pratica, é uma lei estadual, pra se mudar essa questão deliberativa precisamos de um numero razoável de pessoas, colocou a fraca participação dos alunos, do movimento estudantil.
Luizão colocou a questão da apatia, precisamos ver a questão da paridade, mas primeiramente pensar em organizar as ações, pra que as coisas acontecem de forma orgazinada.
Giga colocou a questão da necessidade de haver um histórico sobre as gestões anteriores do centro acadêmico, fazer um resgate histórico, estimular continuidade através desses documentos. Proposta: projeto de um balanço das gestões anteriores. Os participantes da gestão atual acataram a sugestão e se comprometeram em apresentar um relatório sobre os trabalhos realizados, ao final do mandato.

Luizão informou sobre a convocação de uma assembléia para discutir um estatuto do centro acadêmico. Ainda destacou a necessidade de se criar uma cultura de participação estudantil. Cleso colocou a necessidade de organização e cumprimento das pautas nas assembléias e ainda sugeriu a criação do jornal. Esse assunto já havia sido sugerido por Felipe e entrou como pauta da próxima assembléia.

Processo seletivo NAE:

Foi discutida a redução dos auxílios (alimentação, aluguel, etc.) no ano de 2009 e nos anos anteriores.
Valdirene sugeriu a investigação de tais reduções, caso isso venha se repetir nesse ano.
Felipe fez um informe sobre a moradia: explicou que quem necessitar pode ir diretamente pra lá, não sendo necessário aguardar o resultado do processo seletivo.


Funcionários da FCLAR:
Luizão colocou a questão dos funcionários da gráfica, a precariedade do trabalho no local, o material obsoleto utilizado.
Proposta: uma maior articulação entre discentes e funcionários, relevância do dialogo entre essas instâncias, documentar situação atual, cobrar a diretoria da real situação dos funcionários.

Cantina:

Foi discutida a mudança da gestão da cantina, atendimento aos alunos e o aumento dos preços dos produtos oferecidos.
Foi colocada a necessidade de chamar outra assembléia geral, pra discutirmos questões relacionadas também com o patrimônio publico, exemplo: falta de sabonetes e papel nos banheiros.
Bruno comentou que antes de iniciar o trabalho, o responsável pela cantina passou para o diretor da faculdade a planilha dos preços, devemos questionar a direção nesse aspecto
Giga colocou a questão do valor pago pelo aluguel da cantina e valor do aluguel pago pelos bancos presentes na universidade, que esse alto valor do aluguel da cantina reverte em alta dos preços dos produtos.
Damião colocou também o aumento do preço do Xerox e a necessidade de questionarmos isso.
Por fim, Luizão fez uma proposta de cobrarmos da diretoria uma prestação de contas, uma transparência, por meio do site, ou reuniões mensais por exemplo.

PROPOSTAS

- REATIVAR LINK DE AVALIAÇAO DE DISCIPLINAS; - Aprovado.
- AVALIAÇÃO DOS CONTRATOS DOS ORGAOS PRIVADOS NA UNIVERSIDADE (CANTINA, BANCOS, ETC); - aprovado
- AMADURECIMENTO DA QUESTAO ENADE DURANTE O ANO E ESCLARECIMENTOS SOBRE A EFETIVIDADE DO EXAME; - aprovado
- ESCLARECIMENTO PARA ALEM DE PROFESSORES; ESCLARECIMENTO DE  ESTUDANTES (ENADE); aprovado

- Pautas para próxima assembléia:
*Votação representação em sala do Conselho de curso;
DISCUSSAO SOBRE ASSENTOS EM FRENTE AO R.U. E ESPELHO D’AGUA, PINTURA NO VAO DOS CAs;
AUMENTO DA TARIFA DE ONIBUS E PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITARIOS EM ATOS PARA REDUÇÃO DA TARIFA;
DISCUTIR A CRIAÇÃO DE UM NUCELO CTA DENTRO DO CAMPUS;
ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE INSTÂNCIAS UNIVERSITÁRIAS E CURSO DE CSO PARA ALUNOS INGRESSANTES.