sábado, 12 de novembro de 2011
Prof. Luiz Renato Martins apóia Ocupação da USP
Professor apoia o movimento na USP, deixa claro qual o papel que o reitor faz, e para o que ele foi escolhido como reitor.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Assembléia Geral Para TODOS os Cursos
Assembléia Geral
para todos os cursos
da FCL / Campus
Data: próxima quinta-feira, dia 17/11/2011
Horário: às 18:30hs
Local: Anf. B
Pautas:
Ø Greve/paralisação - discussão sobre a ocupação dos estudantes na reitoria da USP e a repressão policial
Ø Discussão da proposta de lei que destinaria 10% do PIB à Educação
Obs.: -Essa assembléia foi tirada em conjunto de alunos devido a necessidade URGENTE de manifestação dos estudantes da UNESP Araraquara, em relação a questão da autonomia universitária que está sendo cerceada pela reitoria através da PM na USP.
- Uma observação importante também, foi que, a EPTV ligou no CAFF perguntando nossa posição e nós NÃO nos posicionamos, e em reunião com o CAFF, CAMT e com alunos de outros cursos achamos melhor de não responder nada, devido a intenção dos meios de comunicação em massa de DISTORCER a realidade, como temos visto acerca da questão da PM na USP.
Moção de Apoio aos Estudantes da USP
Moção de apoio aos estudantes da USP
Diante dos atuais acontecimentos na USP- São Paulo – originados a partir da intensificação da repressão à autonomia universitária, nós da Unesp campus de Araraquara, mais especificamente, os Centros acadêmicos Florestan Fernandes (CAFF) de Ciências Sociais, o Centro Acadêmico Maurício Tragtenberg (CAMT) do curso de Pedagogia, conjuntamente com outros estudantes de outros cursos – incluindo da pós-graduação, decidimos em reunião realizada no dia 11/11/2011 manifestar nosso apoio à causa dos estudantes da USP, bem como nossa aversão às ações arbitrárias das instâncias universitárias (leia-se da reitoria e seus acólitos) como também da ação convenial firmada com a Polícia Militar contra a autonomia universitária e a luta dos estudantes.
Araraquara, 11 de novembro de 2011
CAFF e CAMT
terça-feira, 8 de novembro de 2011
EDITAL - ELEIÇÃO CAFF
EDITAL PARA ELEIÇÃO DE CHAPA PARA O CAFF – CENTRO ACADÊMICO FLORESTAN FERNANDES.
1. Especificações para se inscrever:
1.1 As chapas candidatas devem ser compostas por alunos regularmente matriculados e freqüentando o curso de Ciências Sociais da FCL/Ar.
1.2 Para se inscrever, a Chapa deve procurar o Centro Acadêmico “Florestan Fernandes” CAFF no
período de 8 a 21 de novembro de 2011, com os seguintes itens:
Nome, RA e RG de todos os candidatos da chapa ;
Nome da Chapa;
Carta proposta assinada.
2. Referente às eleições DAS CHAPAS:
2.1- Será decidida, por voto individual dos estudantes do curso de Ciências Sociais da FCL/Ar, a chapa vencedora que assumirá o Centro Acadêmico no período de Novembro de 2011 à Novembro de 2012.
2.2- Cada chapa deverá ser composta por determinado número de representantes titulares e suplentes a serem dispostos da seguinte maneira:
2.2.1- Membros titulares: no mínimo 9 representantes;
2.2.2- Membros colaboradores: não há limite de inscritos.
2.3- As chapas concorrentes, após inscritas, deverão se apresentar para discussão, apresentação e divulgação de suas propostas, junto aos estudantes de Ciências Sociais no dia 22 de novembro em espaço a ser definido pela atual gestão do Centro Acadêmico.
2.4- As eleições serão realizadas nos dias 23 e 24 de novembro de 2011 nos períodos de aula, nos seguintes espaços, no almoço e jantar: cantina e em frente ao R.U
2.5- A mesa de votação deve ser composta por: representantes da atual gestão do Centro Acadêmico e, no mínimo, um representante de cada chapa concorrente.
2.6- Será eleita a chapa c/ o maior nº de votos, respeitando o quórum de 30% do total dos estudantes de Sociais
2.7- A apuração dos votos será feita no Centro Acadêmico no final do último dia de votação, sendo esta aberta para todos os estudantes, e a divulgação dos resultados será feita no dia posterior (25 de novembro).
Araraquara, 8 de novembro de 2011
Centro Acadêmico “Florestan Fernandes”
http://chapasintese.blogspot.com
UNESP FCL Araraquara
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Torneio Inter-Sociais
* O campeonato inter-sociais será realizado este ano no campinho do campus. Serão, portanto, 7 jogadores em campo;
* O número mínimo de inscritos por sala é 7; não há numero máximo de inscrições. Cada sala inscreve quantos jogadores quiser;
* Valor das incrições: R$ 70,00 por sala + 1 caixa com 12 litros de leite a serem doados para alguma instiuição.
Os R$ 70,00 cobrirão os gastos com arbitragem, uma bola que será comprada pelo CAFF e depois do torneio ficará á disposição dos alunos e a premiação;
* As inscrições devem ser feitas no CAFF até o dia 11/11. Não haverá prorrogação do prazo de inscrições em função de não haver muito tempo para montagem da tabela de jogos. Levar a lista com o nome dos alunos e o dinheiro referente a inscrição. As caixas de leite poderão ser entregues até o dia 21.
* As turmas serão inscritas de acordo com a lista de alunos que entraram em determinado ano, por exemplo: jogarão pelo primeiro ano os alunos que constarem nas lista de 2011; segundo ano, alunos que entraram em 2010, e assim por diante.
Horário de funcionamento do CAFF: Terça, Quarta e Quinta, das 10 às 12hs; 14 às 16hs; 19 às 21hs.
* Premiação: 2 caixas de cerveja Itaipava litrao para a sala campeã + medalhas (honra ao mérito); 1 garrafa de Vila Velha para o artilheiro;
* Não será permitido o uso de chuteiras com travas. Poderão usar chuteiras society, ou algum outro calçado fechado.
* Alunos de quinto ano em diante deverão se reunir e formar uma única equipe em função de não haver mais turmas completas de quinto, sexto ou sétimo ano. O Fí, aluno do sexto ano, se disponibilizou a "organizar" esse time. Contato: (16) 91395673
Ínicio: Dia 21 de novembro com duração aproximada de 2 semanas.
Em breve mais informações sobre o regulamento do torneio.
Qualquer dúvida procurar o CAFF.
CAFF Centro Acadêmico Florestan Fernandes
Organiza excursão para estudantes com trabalho aprovado no
SIICUSP
SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica, ocorre entre 21 e 25 de novembro de 2011.
Trabalhos na área de humanas serão apresentados nos dias 21, 22 e 23 de novembro. Este evento, voltado para alunos de graduação, é uma ótima oportunidade para alunos da USP e outras Universidades, expor os resultados obtidos em seus projetos de Pesquisa desenvolvidos durante a Iniciação Científica.
Importante:
Interessados favor enviar nome completo e curso para o e-mail transportesiicusp11@gmail.com até terça-feira, dia 08 de novembro de 2011, pois precisamos levantar a quantidade de pessoas interessadas, afim de verificarmos a possibilidade de transporte gratuito.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
EDITAL PARA ELEIÇÃO DE
REPRESENTANTES DISCENTES
PARA O CONSELHO SOCIAIS,DE CURSO DE CIÊNCIAS
DEPTO DE SOCIOLOGIA E DEPTO DE ANTROPOLOGIA, POLÍTICA E FILOSOFIA.
1. Especificações para se inscrever:
1.1 O candidato deve estar matriculado e freqüentando o curso de Ciências Sociais da FCL/Ar.
1.2 Para se inscrever, a Chapa deve procurar o Centro Acadêmico “Florestan Fernandes” CAFF no período de 25 de outubro de 2011 até 18 de novembro de 2011, com os seguintes itens:
Ø Nome, RA e RG de todos os candidatos da chapa
Ø Carta proposta assinada
2. Referente às eleições dos representantes:
2.1- Serão decididos, por voto individual dos estudantes do curso de Ciências Sociais da FCL/Ar, os representantes discentes para compor as vagas de representação das seguintes instâncias: Conselho de Curso; Departamento de Sociologia; Departamento de Antropologia, Política e Filosofia.
2.2- Cada chapa deverá ser composta pelo mesmo número de titulares e suplentes. Da seguinte maneira:
2.2.1- Conselho de Curso de Ciências Sociais: 3 Titulares e 3 Suplentes
OBS: A cada titular corresponde um suplente
2.2.1- Departamentos: Sociologia: 1 Titular e 1 Suplente.
Antropologia, Política e Filosofia: 1 Titular e 1 Suplente
2.3- As chapas concorrentes, após inscritas, terão até o dia 18 de novembro para discussão, apresentação e divulgação de suas propostas, junto aos estudantes de Ciências Sociais.
2.4- As eleições serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro de 2011 nos períodos de aula, nos seguintes espaços, no almoço e jantar: cantina e em frente ao R.U
2.5- A mesa de votação deve ser composta por: representantes do Centro Acadêmico e Membros das Chapas que deixarão a representação discente.
2.6- Será eleita a chapa c/ o maior nº de votos, respeitando o quórum de 30% do total dos estudantes de Sociais
2.7- A apuração dos votos será feita no Centro Acadêmico no final do último dia de votação, sendo esta aberta para todos os estudantes, e a divulgação dos resultados será feita no dia posterior.
3. Referente às obrigações dos eleitos
3.1- Participar de todas as reuniões do Conselho de Curso de Ciências Sociais; Departamento de Sociologia; e Departamento de Antropologia, Política e Filosofia;
3.2- Levar demandas e opiniões dos estudantes de Ciências Sociais às reuniões, articulando-se para atendê-las;
3.3- Prestar contas aos estudantes sobre o andamento das discussões nas reuniões, o posicionamento dos professores, e o encaminhamento das questões por partes dos representantes discentes;
3.4- Dialogar e trabalhar em conjunto com as demais instâncias de representação estudantil, como o Centro Acadêmico e a Congregação.
GRUPO PERMANENTE DE DISCUSSÃO
SOBRE A LICENCIATURA DO
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Durante o GD de Licenciatura realizado dia 20 de outubro na Semana de Ciências Sociais decidiu-se pela criação de um grupo permanente de discussão da licenciatura do curso de Ciências Sociais, no qual também discutirão questões sobre a estrutura curricular e outras demandas do curso.
O grupo está em formação e irá realizar a primeira reunião em breve.
Os interessados em participar devem enviar e-mail p/Lívia Moraes: libocalon@hotmail.com
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Deliberações da Assembléia Ciências Sociais
Centro acadêmico Florestan Fernandes informa
As Propostas aprovadas na última sexta-feira,
dia 25 de outubro de 2011 durante a
Assembléia do Curso de Ciências sociais:
ENADE .
1. Foi decidido pela maioria que todos os alunos realizarão a prova do ENADE. Não se trata de uma decisão passiva, mas estratégica, que só se justifica pelo segundo ponto dessa pauta;
2. Elaborar uma carta junto ao conjunto dos estudantes do curso contra a avaliação do ENADE visando chegar até a reitoria via conselho de curso, no sentido de se ampliar esse debate, inclusive em direção aos outros cursos da IES.
LICENCIATURA .
Nesta assembléia passamos uma lista para ser preenchida pelos estudantes interessados em participar de um grupo permanente de discussão da licenciatura do curso de Ciências Sociais.
A idéia do grupo surgiu na Semana de Sociais, durante o GD de Licenciatura, na última quinta-feira, 20 de outubro. O grupo ainda não está formado e irá realizar a primeira reunião em breve.
Os interessados em participar do grupo devem enviar e-mail para Lívia Moraes: libocalon@hotmail.com
Assembléia pós-ENADE
Realização de uma assembléia pós-ENADE (com a apresentação da nova chapa do Centro Acadêmico Florestan Fernandes e presença dos professores do conselho de curso). Nesta assembléia serão debatidas, além das pautas mencionadas acima, as seguintes pautas:
1. Criação de um grupo permanente de discussão de políticas educacionais universitárias e avaliação (internas e externas)
2. Discutir sobre um novo estatuto do CAFF como parte das atividades de transição de chapa. A idéia é que as demandas assumidas esse ano continuem como pontos de atenção para a próxima gestão.

ASSEMBLÉIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DIA: 21/10/2011
LOCAL: ANF E
HORÁRIO: 14 HS
Assembléia para discutir a participação no ENADE, sexta-feira, dia 21 de outubro de 2001, às 14 hs., no Anf. E,
Realizada pelo CAFF e com o apoio do Conselho de Curso de Graduação, dando prosseguimento à discussão sobre a nossa participação, que foi aberta com a mesa da Profa. Cristina Rubim, de Marília.
A prova do ENADE está agendada para o próximo dia 06 de novembro, e a lista dos convocados já foi divulgada.
É importante a presença nesta Assembléia, e não apenas dos convocados, porque o ENADE tem um papel importante nos rumos de nossa graduação, quanto à valorização pública da formação dos cientistas sociais da FCLAR, e quanto às verbas disponibilizadas para nossas atividades acadêmicas, e uma decisão informada e discutida do corpo discente a respeito dessa avaliação faz-se decisiva para esses rumos.
Contamos com a presença de todos.
CENTRO ACADEMICO FLORESTAN FERNANDES
CONSELHO DE CURSO DE GRUADUÇÃO EM CIENCIAS SOCIAIS
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Mini-curso Fotografia Etnográfica Com Jorge Luiz Campos
CAFF Centro Acadêmico Florestan Fernandes convida para
Mini-curso Fotografia Etnográfica
Com Jorge Luiz Campos
O curso visa estimular e pensar a produção audio-visual de cunho antropológico por meio de uma análise do panorama atual da fotografia documental no mundo bem como das novas tecnologias de produção e consumo de imagens que se tornam cada vez mais populares.
Dias: 28 (sala 29), dias 29 e 30 (Anf. E)
Horário: das 14:OO às 19:00
Local: Faculdade de Ciências e Letras - UNESP ARARAQUARA
Público alvo: cientistas sociais, antropólogos, jornalistas e ativistas.
Taxa de Inscrição: R$ 6,00
Pagamento e Inscrição: no local
Vagas Limitadas: 50 pessoas, por ordem de chegada.
Evento com certificado
Programação e mais informações: http://www.jorgeluizcampos.com/2011/09/mini-curso-de-fotografia-etnografica-na.html
terça-feira, 13 de setembro de 2011
INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHO DA XII SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
O resumo deve ter no máximo uma página, escrito em português e em parágrafo único.
Para a construção do texto, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço
simples, justificado, observando a seguinte configuração de página: Papel A4, margens
direita, inferior e superior com 2,5 cm e margem esquerda com 3 cm. Serão recusados
resumos que excederem o tamanho limite aqui especificado.
Título do trabalho: Escrito em Times New Roman, tamanho 14, maiúsculas, negrito,
centralizado.
Nome dos autores: Liste os autores pelo sobrenome seguido do prenome e abreviação dos
nomes intermediários, separando-os por ponto e vírgula (;).
Sublinhe o(s) nome(s) dos(s) autor(es). Na linha seguinte, informe o e-mail do autor
apresentador.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, normal, centralizado.
Instituição dos autores: Digite a(s) instituição(ões) de origem dos autores referenciando-as
aos respectivos autores com números em sobrescrito. Citar cada Instituição uma única vez.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, itálico, centralizado.
Texto do resumo: Pule uma linha e digite o texto em um único parágrafo, contendo uma
introdução, com breve descrição do problema estudado, apontando o aspecto de iniciação
científica, o(s) objetivo(s), o(s) método(s) utilizado(s), os principais resultados e
conclusões. Inicie o texto com um parágrafo de 1,25cm.
Instituição Financiadora: Pule uma linha e indique a(s) sigla(s) da(s) instituição(ões) que
subvencionou(aram) o trabalho, alinhada à direita.
Salve o arquivo como PDF.
Envie para o email: trabalhosemanacso@yahoo.com.br
Os trabalhos serão recebidos até 26/09.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
segunda-feira, 2 de maio de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Assembléia do Curso de Ciências Sociais - 30/03/2011
Assembléia de Ciências Sociais
dia 30/03/20111
Informes:
Conselho de Curso: Lívia fez uma exposição sobre a questão da escolha dos representantes discentes por sala do curso de ciências sociais visando uma ação conjunta para pensarmos os pontos positivos e negativos do projeto político pedagógico do nosso curso.
Coletivo Revolucionário: Felipe nos explicou sobre o coletivo revolucionário, iniciativa de alguns alunos do curso de CSO, que teria por finalidade tratar temas comuns aos alunos e levar as discussões para além do ambiente acadêmico. O grupo se reúne toda quarta-feira em frente à cantina e discute temas como, por exemplo, o aumento da tarifa do transporte público em Araraquara. O grupo visa também promover atos como forma de protesto e uma articulação com as pessoas que vivem na cidade.
Pautas:
Reforma dos prédios: Esta pauta teve por finalidade pensar a reforma dos prédios do campus da FCL: entender de que forma a reforma está sendo vista pelos alunos desta unidade, especialmente pelos alunos que entraram esse ano; pensar de que forma ela esta afetando o curso e os alunos.
Gelinho nos deu um panorama geral sobre a reforma, explicando o possível andamento das obras, quais são os prazos previstos e as dificuldades que estamos enfrentando e ainda iremos enfrentar, como por exemplo, a falta de espaço para estudo e o acesso limitado à biblioteca.
Antônio (Tunico) colocou a precariedade da situação atual da faculdade, a falta de espaço, a pintura das paredes e a substituição das antigas artes nas paredes do vão dos CAs. Em tom de indignação, o aluno nos advertiu para a necessidade de uma discussão sobre a reforma e a necessidade de uma nova proposta para se re-pintar as paredes.
Felipe colocou a falta de informação sobre a reforma, nos alertou para o fato de que as decisões estão sendo tomadas de forma autoritária sem o consentimento dos alunos.
Outros alunos também se manifestaram sobre esse assunto, destacando a falta de informações, falta de diálogo entre alunos e outras instâncias dentro da faculdade, pouco espaço físico para estudos, etc. Também foi colocada a questão dos bancos no espaço da faculdade, a falta de espaço de sociabilidades.
Avaliação das disciplinas e avaliação externa do curso:
Papa deu início à pauta fazendo uma exposição da última avaliação externa do curso, realizada no ano de 2008 por um professor da Unicamp. Foi lido o parecer sobre a avaliação externa realizado pelo professor Carlos Gileno do Dpto. De Antropologia, Política Filosofia da UNESP- Araraquara. Pudemos evidenciar, a partir dos comentários, que o conceito da nossa universidade na avaliação externa esteve sempre entre razoável e não satisfatório, em aspectos como: evasão do curso, número de bolsas auxílio para os alunos, publicação por parte do corpo docente, de material didático para o curso, serviços técnicos de apoio, participação no ENADE, entre outros.
Em relação à participação no ENADE o tema foi bastante discutido pelos presentes, sendo discutida a última nota que obtivemos e a não participação por parte de algumas pessoas do exame.
Boa parte dos alunos questionou sobre a relação entre a avaliação do Enade e o corte de bolsas para a nossa graduação, como vem sendo informado dentro do curso. Christian sugeriu que façamos uma investigação sobre esse assunto em sites que e outros canais de informações do MEC e da própria universidade. Renata alertou sobre analisarmos as veracidades dos fatos em relação ao repasse de verbas, a necessidades de estudarmos o funcionamento da distribuição de verbas.
Papa colocou a necessidade de se fazer um ato nesse sentido. Ele questionou a obrigatoriedade de participação no exame, mas sugeriu que fazer a prova e não obter nota satisfatória não seria um movimento de protesto razoável, já que o resultado das notas no enade direciona verba para a faculdade.
Peterson colocou a utilidade do boicote, questionou porque ao invés de lutarmos contra o “sistema” não conscientizamos as pessoas pra fazer o exame de forma a obter resultados satisfatórios.
Sabrina colocou a possibilidade de “fechar” o curso se o conceito da avaliação externa não for satisfatório.
Luizão apontou a necessidade de investigarmos melhor quais são as implicações da prova do ENADE, quais as possíveis organizações pra esse ano para que haja um resultado significativo. Acredita que o melhor seria fazer a prova, corre-se o risco de perdermos a perspectiva do curso, devemos pensar os reflexos que o boicote pode gerar tomando cuidado com o que realmente queremos para o curso de Ciências Sociais, temos que prezar pela preservação do curso.
Lívia sugeriu que seria mais coerente pensarmos em fazer o ENADE, e fazermos bem, e depois pensarmos num movimento organizado, já que a fato do exame esta tão próxima.
Felipe: discussão deve ser amadurecida e o boicote deve ser planejado de forma organizada.
Salinas colocou a possibilidade de chamarmos um professor para nos esclarecer sobre o exame e também a necessidade de articulação com outros campus e universidades, união com outros cursos pra sabermos o que eles pensam sobre o ENADE.
reforçou necessidade de pensarmos enquanto curso, enquanto coletivo, tomarmos decisões coerentes para não prejudicarmos os outros, destacando que o boicote tem que ser geral e organizado.
Outros alunos também deram suas contribuições no sentido de concordar ou não com o boicote à prova do Enade. Por fim, ficou decidido que deveríamos pesquisar o tema a fundo, ver as reais implicações de fazer ou não a prova, qual o objetivo do ENADE e prosseguirmos com as discussões durante as assembléias para pensarmos um futuro ato.
Avaliação das disciplinas:
Nessa pauta foi discutida a suspensão da avaliação das disciplinas no ano de 2010.
Valdirene apontou a necessidade da avaliação das disciplinas, de se avaliar com responsabilidade já que o resultado dessa avaliação pode ser um momento para os docentes refletir sobre a qualidade de suas aulas e buscar melhorar aspectos negativos evidenciados na avaliação.
Papa destacou que a avaliação é um direito que temos enquanto estudantes
Foi discutida nessa pauta a questão da paridade no conselho de curso:
Papa: o nosso conselho de curso é deliberativo, as decisões tomadas pelo conselho são postas em pratica, é uma lei estadual, pra se mudar essa questão deliberativa precisamos de um numero razoável de pessoas, colocou a fraca participação dos alunos, do movimento estudantil.
Luizão colocou a questão da apatia, precisamos ver a questão da paridade, mas primeiramente pensar em organizar as ações, pra que as coisas acontecem de forma orgazinada.
Giga colocou a questão da necessidade de haver um histórico sobre as gestões anteriores do centro acadêmico, fazer um resgate histórico, estimular continuidade através desses documentos. Proposta: projeto de um balanço das gestões anteriores. Os participantes da gestão atual acataram a sugestão e se comprometeram em apresentar um relatório sobre os trabalhos realizados, ao final do mandato.
Luizão informou sobre a convocação de uma assembléia para discutir um estatuto do centro acadêmico. Ainda destacou a necessidade de se criar uma cultura de participação estudantil. Cleso colocou a necessidade de organização e cumprimento das pautas nas assembléias e ainda sugeriu a criação do jornal. Esse assunto já havia sido sugerido por Felipe e entrou como pauta da próxima assembléia.
Processo seletivo NAE:
Foi discutida a redução dos auxílios (alimentação, aluguel, etc.) no ano de 2009 e nos anos anteriores.
Valdirene sugeriu a investigação de tais reduções, caso isso venha se repetir nesse ano.
Felipe fez um informe sobre a moradia: explicou que quem necessitar pode ir diretamente pra lá, não sendo necessário aguardar o resultado do processo seletivo.
Funcionários da FCLAR:
Luizão colocou a questão dos funcionários da gráfica, a precariedade do trabalho no local, o material obsoleto utilizado.
Proposta: uma maior articulação entre discentes e funcionários, relevância do dialogo entre essas instâncias, documentar situação atual, cobrar a diretoria da real situação dos funcionários.
Cantina:
Foi discutida a mudança da gestão da cantina, atendimento aos alunos e o aumento dos preços dos produtos oferecidos.
Foi colocada a necessidade de chamar outra assembléia geral, pra discutirmos questões relacionadas também com o patrimônio publico, exemplo: falta de sabonetes e papel nos banheiros.
Bruno comentou que antes de iniciar o trabalho, o responsável pela cantina passou para o diretor da faculdade a planilha dos preços, devemos questionar a direção nesse aspecto
Giga colocou a questão do valor pago pelo aluguel da cantina e valor do aluguel pago pelos bancos presentes na universidade, que esse alto valor do aluguel da cantina reverte em alta dos preços dos produtos.
Damião colocou também o aumento do preço do Xerox e a necessidade de questionarmos isso.
Por fim, Luizão fez uma proposta de cobrarmos da diretoria uma prestação de contas, uma transparência, por meio do site, ou reuniões mensais por exemplo.
PROPOSTAS
- REATIVAR LINK DE AVALIAÇAO DE DISCIPLINAS; - Aprovado.
- AVALIAÇÃO DOS CONTRATOS DOS ORGAOS PRIVADOS NA UNIVERSIDADE (CANTINA, BANCOS, ETC); - aprovado
- AMADURECIMENTO DA QUESTAO ENADE DURANTE O ANO E ESCLARECIMENTOS SOBRE A EFETIVIDADE DO EXAME; - aprovado
- ESCLARECIMENTO PARA ALEM DE PROFESSORES; ESCLARECIMENTO DE ESTUDANTES (ENADE); aprovado
- Pautas para próxima assembléia:
*Votação representação em sala do Conselho de curso;
DISCUSSAO SOBRE ASSENTOS EM FRENTE AO R.U. E ESPELHO D’AGUA, PINTURA NO VAO DOS CAs;
AUMENTO DA TARIFA DE ONIBUS E PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITARIOS EM ATOS PARA REDUÇÃO DA TARIFA;
DISCUTIR A CRIAÇÃO DE UM NUCELO CTA DENTRO DO CAMPUS;
ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE INSTÂNCIAS UNIVERSITÁRIAS E CURSO DE CSO PARA ALUNOS INGRESSANTES.
terça-feira, 22 de março de 2011
CALOUROS E VETERANOS:
1ª ASSEMBLÉIA GERAL DO ANO
DAS CIÊNCIAS SOCIAIS !!!
Venha debater e se informar sobre:
- Reforma dos prédios
- Avaliação das disciplinas de 2010 e avaliação externa do curso
- Processo seletivo do NAE
- Funcionários da FCLAr
- Cantina
SE ALGUMA DESTAS PAUTAS TE INTERESSA ENTÃO VENHA CONOSCO OU INCLUA SUA DEMANDA!
VAMOS DISCUTIR E DECIDIR JUNTOS O RUMO DO NOSSO CURSO INTERAGINDO E APROPRIANDO-SE DO ESPAÇO QUE É NOSSO!
DIA: 30/03 (QUARTA – FEIRA)
HORA: 15H – 19H
LOCAL: ANF. A
terça-feira, 1 de março de 2011
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA FCL-UNESP ARARAQUARA (exemplo)
Clique na imagem abaixo e veja a Estrutura Curricular do Curso de Ciências Sociais
para BACHARELADO E LICENCIATURA
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Curso de humanas
HUMANIDADES
Marco Aurélio Nogueira
Os jovens que procuram as Ciências Humanas caracterizam-se pela vontade de compreender criticamente o mundo em que vivem e a grande aventura que é a experiência histórica da Humanidade. O Homem é a meta a ser atingida, o complexo a ser desvendado, com seus problemas e progressos, suas vitórias e derrotas, nas diferentes dimensões que constituem seu desenvolvimento no tempo e no espaço: a social, a individual, a política, a cultural, a econômica, a organizacional, a artística. Quem atua na área costuma estar sempre interessado em desencadear mudanças, correr riscos, resolver problemas e dificuldades, construir consensos, diálogos e aproximações entre os que são diferentes ou que pensam diferentemente.
É à compreensão do mundo – grande, complexo, complicado, surpreendente, repleto de nuances e dimensões que não se deixam entrever de imediato – que se dedicam os profissionais das Ciências Humanas. Ao agir para isso, ao interrogar a realidade sociocultural, eles também investigam a si mesmos, o que certamente acrescenta uma dose extra de dramaticidade e paixão a tudo aquilo que fazem e elaboram.
Sua atuação é bastante diversificada e aberta, fato que lhes dá alguma vantagem comparativa perante os demais profissionais, que tendem a agir de modo mais focado e especializado. Para se beneficiarem dessa vantagem comparativa, porém, os profissionais em questão precisam possuir recursos culturais e intelectuais abrangentes e gostar de tudo o que diga respeito às letras, às artes e ao pensamento. Eles não podem ser excessivamente especializados. Devem funcionar mais como articuladores de saberes do que como “aplicadores” de conhecimentos.
Os jovens que procuram as Ciências Humanas caracterizam-se pela vontade de compreender criticamente o mundo em que vivem e a grande aventura que é a experiência histórica da Humanidade. O Homem é a meta a ser atingida, o complexo a ser desvendado, com seus problemas e progressos, suas vitórias e derrotas, nas diferentes dimensões que constituem seu desenvolvimento no tempo e no espaço: a social, a individual, a política, a cultural, a econômica, a organizacional, a artística. Quem atua na área costuma estar sempre interessado em desencadear mudanças, correr riscos, resolver problemas e dificuldades, construir consensos, diálogos e aproximações entre os que são diferentes ou que pensam diferentemente.
É à compreensão do mundo – grande, complexo, complicado, surpreendente, repleto de nuances e dimensões que não se deixam entrever de imediato – que se dedicam os profissionais das Ciências Humanas. Ao agir para isso, ao interrogar a realidade sociocultural, eles também investigam a si mesmos, o que certamente acrescenta uma dose extra de dramaticidade e paixão a tudo aquilo que fazem e elaboram.
Sua atuação é bastante diversificada e aberta, fato que lhes dá alguma vantagem comparativa perante os demais profissionais, que tendem a agir de modo mais focado e especializado. Para se beneficiarem dessa vantagem comparativa, porém, os profissionais em questão precisam possuir recursos culturais e intelectuais abrangentes e gostar de tudo o que diga respeito às letras, às artes e ao pensamento. Eles não podem ser excessivamente especializados. Devem funcionar mais como articuladores de saberes do que como “aplicadores” de conhecimentos.
As grandes áreas de atuação do profissional das Humanidades são o ensino, a pesquisa, a editoração, o jornalismo, a assessoria em planejamento, recursos humanos e comunicação, o rádio e a televisão, o cinema, a música e o teatro. Com as rápidas inovações científicas e tecnológicas dos dias atuais, novas frentes de trabalho despontam o tempo todo. Na sociedade mutante em que vivemos, faz-se sempre mais necessária a presença de profissionais capazes de fornecer explicações abrangentes, parâmetros explicativos e insights analíticos. O cientista social – o sociólogo, o cientista político e o antropólogo –, em particular, também é importante na assessoria parlamentar, no planejamento e acompanhamento de campanhas eleitorais, na formulação e implementação de políticas públicas, na avaliação do desempenho governamental.
Nas Humanidades, vale muito a regra: o profissional bem formado, que em sua trajetória acadêmica reteve e consolidou habilidades e recursos intelectuais abrangentes, tem poucas chances de se dar mal no mercado. O sucesso depende dele, antes de tudo. E, claro, de um pouco de sorte e oportunidade.
Nas Humanidades, vale muito a regra: o profissional bem formado, que em sua trajetória acadêmica reteve e consolidou habilidades e recursos intelectuais abrangentes, tem poucas chances de se dar mal no mercado. O sucesso depende dele, antes de tudo. E, claro, de um pouco de sorte e oportunidade.
Marco Aurélio Nogueira é bacharel em Ciências Políticas, doutor em Ciências Políticas, pós-doutor pela Universidade de Roma, Itália, e livre-docente pela UNESP. É professor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, câmpus de Araraquara, e professor do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, PUC-SP e Unicamp) e articulista do jornal O Estado de S. Paulo.
Assinar:
Postagens (Atom)



